• Portal

Tecnologia e Inovação

 

Política do Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação 

Neste subitem você vai conhecer, entre outras informações, quem são os coordenadores da política estadual para a ciência, tecnologia e inovação (C, T & I), a explicação dessa política, os programas existentes, a Lei de Inovação do Estado e o benefício fiscal estadual existente para o segmento de software. Abaixo, apresentamos as principais funções existentes no Portal da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI):

1. Apresentação
 
2. Quem é quem

3. Política do Estado

4. Legislação de C, T & I

5. Prêmio C&T

6. Relações Internacionais (Cooperações)

7. Indicadores de C,T&I:

8. Programas:

  • Universidade sem Fronteiras (USF):
   . Anúncios Públicos e Editais
   . Apresentação do Programa
   . Legislação da USF
   . Mapa dos Projetos
   . Sub-programas
   . Resultados
   . Como Participar
   . Ultrapassando Fronteiras
   . Formulários

9. Lei de Inovação do Estado do Paraná

10. Incentivos fiscais à inovação:
  •  Benefício: Benefício fiscal do ICMS para empresas de produtos eletrônicos, telecomunicação e de informática com software produzido no estado - em favor de empresas localizadas em Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, municípios com funcionamento de Universidades Federal Tecnológica: diferimento do recolhimento do ICMS e crédito fiscal de ICMS correspondente a 80% do valor do ICMS destacado na venda do produto. Embora não seja específica para MPE, incentiva o desenvolvimento destas nos parques industriais.


  Fundação Araucária:

  1.  Apresentação

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná é uma organização privada de interesse público. Foi criada a partir da Lei 12.020 que estabeleceu o Fundo Paraná, criou o Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia; e o Serviço Social Autônomo Paraná Tecnologia.
Seus projetos são desenvolvidos a partir de três grandes eixos: Fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica; Verticalização do Ensino Superior e Formação de Pesquisadores; e Disseminação Científica e Tecnológica. As ações são operacionalizadas por meio de Chamadas Públicas de Projetos e avaliação de mérito científico feita por pares. Esse trabalho se dá mediante estreita relação com as instituições de ensino superior federais, estaduais, municipais e privadas sem fins lucrativos e com institutos de pesquisa do Paraná.

  2. Chamadas Públicas Abertas
  3. Inscrição de Projetos

  TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná:
Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

   2.
Soluções Tecnológicas
  Conjunto de ações que se integram para promover a melhoria de produtos e processos, aumentando a competitividade da empresa.

  3. Produtos Biotecnológicos

  4. Agência Tecpar de Inovação

  5. Incubadora Tecnológica de Curitiba

  6. TECPAR - Educação

  7. TECPAR - Cursos

Catálogo de Patentes

Programa Paraná Inovador
Volta-se ao incentivo ao desenvolvimento científico, tecnológico e à inovação mediante parcerias com instituições empreendedoras - empresas, instituições de ensino superior, centros de pesquisa, organizações não governamentais e Governo do Estado - com o objetivo viabilizar programas e projetos que possam fomentar atividades nas áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado: biotecnologia, tecnologias da informação e comunicação, insumos para a saúde, biocombustíveis, energia e agropecuária.

  Programa Tecnova SENAI
Programa do Governo Federal, que por meio da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e em conjunto com parceiros regionais busca criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação tecnológica, gerando crescimento rápido de empresas de micro e pequeno porte nacional. A meta global é que cerca de 800 empresas sejam apoiadas em todo o território nacional.
Parceiros: No Paraná o programa é executado pela Secretaria de Estado da  Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI, Fundação Araucária - FA, Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP, Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar, Rede Paranaense de Tecnologia e Inovação - Reparte e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - Assespro.

  Programa Paraná Inovador pelo Design
Levar para as empresas paranaenses a cultura do design, estimulando a inovação e permitindo uma maior competitividade entre as indústrias. Esse é o objetivo do Paraná Inovador pelo Design uma iniciativa do Centro Brasil Design financiada com recursos do Fundo Paraná e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI. Para isso, pretende-se educar os setores produtivos, de forma que compreendam o papel do design na inovação e no desenvolvimento de novos produtos, através de palestras, visitas, diagnósticos e consultorias. O programa auxiliará as empresas na identificação de oportunidades de inovação e na busca por escritórios de design que se adaptem aos seus perfis facilitando a criação de produtos competitivos e bem-sucedidos.Os projetos serão divulgados em uma exposição no segundo semestre.

Parque Tecnológico Virtual (PTV PARANÁ)
É o resultado da integração dos ativos de inovação tecnológica e empresas de base tecnológica do Estado do Paraná em uma plataforma virtual (gestão, interação e inteligência competitiva) desenvolvida para promover a cooperação entre empresas, governo, academia e entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Funcionamento: Adesão pelas empresas e Credenciamento dos Gestores e Prestadores de Serviço Escritório de Transferência de Tecnologia na UFPR Parceiros: TECPAR/APPI

Incubadoras - Informações de incubadoras no Paraná

Empresas Nascentes (startups)

Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual
A Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual foi iniciada em janeiro de 2003 em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR através da Agência Paranaense de Propriedade Industrial – APPI com recursos do Fundo Verde Amarelo (projeto CNPq), visando estimular e disseminar a cultura e a prática de propriedade intelectual além de incentivar a transferência de tecnologia no contexto universitário e em Centros de Pesquisa Paranaense.

  Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio da Região Sul (Ripa-Sul)

  Programa SEBRAETEC  inovação e tecnologia:

 
Blog do SEBRAE - Inovação e tendências


 MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - guia de boas práticas - downloads
 
FIEP - Inovação
 
O Sistema Fiep, por meio de suas entidades (Fiep, Sesi, Senai e IEL), desenvolve inovação e tecnologia para suprir a constante evolução dos setores produtivos do Paraná. A visão de inovação é ampliada, pensando nas necessidades atuais e futuras. As ações de estímulo ao pensamento inovador criam soluções para a indústria no desenvolvimento sustentável. Inovar, não está apenas no avanço tecnológico ou na evolução da ciência. Está em visualizar nos processos ou ideias, o grande momento para o desenvolvimento. O Sistema Fiep prioriza o acesso à tecnologia como forma de promover o desenvolvimento tecnológico das empresas, apoiando seu crescimento e a inovação de seus produtos e processos. O Sistema FIEP  promove, difunde e facilita o acesso a linhas de apoio à inovação e à atividade das indústrias paranaenses, operacionalizando programas, age como articulador institucional junto a agentes locais e acompanha projetos.
 
Soluções em Inovação – Ações em inovação para você e sua empresa
Rede de Inovação – Experiências e boas práticas de inovação nas indústrias
Senai + Design – Serviços de excelência em design para as indústrias
Fab Lab da Indústria – Espaço criado para estimular a inovação e o compartilhamento de novas ideias
  •  
     
Recomendar esta página via e-mail: